Bobagem é aquilo que não te interessa: tudo é bobagem, nada é bobagem

A internet criou um monte de gênios
A internet criou um monte de gênios

Basta preencher alguns cadastros e “bum”, minha caixa de e-mail explode em publicidades das mais diversas. Inclusive com coisas que não estão no meu radar e que, por isso, não têm a menor importância para mim. Se não perco meu tempo, certamente não compensa ao emissor gastar essa energia. E se isso acontece, certamente é preciso afinar o processo de cadastramento ou abordagem.

Sei que na internet “se vende qualquer coisa”. Mas quando vejo minha caixa de e-mails com um monte de magos do marketing digital – tipo aqueles milagreiros escandalosos baratos da tevê -, percebo o quanto essa verdade esbarra na relevância.

Relevante é o conteúdo que, de alguma maneira, interessa a alguém. O outro lado da moeda é o chamado tiro no pé ou queimação de filme. Como é muito mais difícil criar do que destruir uma reputação, é preciso chamar atenção para duas questões fundamentais:

1 – como encontrar o seu público
2 – como abordar sem incomodar

Partindo do princípio de que tudo é conteúdo na internet, vale muito considerar alguns princípios básicos de marketing. É fundamental ter bem definido o tipo de ação e a ferramenta a ser utilizada para esse fim, por exemplo. Tenha certeza de que algo semelhante ao que você está bolando já existe, assim, fique ligado na necessidade do diferencial. E por aí vai.

trololo

As ações precisam ser bem estudadas antes da implementação. Fazer um post no Facebook qualquer um faz – ou pelo menos pode fazer. Também é possível fazer campanha paga, pois a ferramenta é bem intuitiva e simples. O resultado, no entanto, vai deixar a desejar se qualquer ação não fazer parte de uma visão sistêmica.

Quanto mais clara a definição da ação, o objetivo e as metas, maior a possibilidade de retorno. É preciso construir uma rede de ferramentas sociais – Facebook, blog, Twitter, Snapchat, etc – e cruzá-las o tempo todo, criando tráfego de informações específicas. Esse movimento de pessoas vai refinar o público, filtrar aqueles que realmente têm afinidade com aquilo que você está disponibilizando.

O resultado vai ser uma lista limpa de cadastrados. E isso é excelente para quem não quer abarrotar a caixa de e-mail alheia com bobagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *