Furos, tamanho de textos… quer saber se você produz bem para a web?

Por Mauricio Louro

Seu texto não precisa ser curto ou extenso, pois não é o que está em jogo. Precisa ser certeiro, ir direto ao assunto.

POR QUÊ?
A paciência para leitura, seja no desktop, tablets ou celulares, é curta. Se o usuário chegou ao conteúdo é porque ele tem interesse na informação, que deve se passada objetivamente.

COMO?
Parágrafos curtos, com mais ou menos três períodos – de um ponto até o próximo ponto -, colocando e concluindo uma ideia. Como em um raciocínio, ligar essa ideia a outra que se iniciará no próximo parágrafo.

Escrever na internet exige mais do que um bom texto: requer conhecimento técnico.
Escrever na internet exige mais do que um bom texto: requer conhecimento técnico.

Seu texto não é bom apenas porque você escreve bem.

POR QUÊ?
Basta lembrar aquela velha recomendação de não repetir determinadas palavras em períodos próximos. Na web isso não vale. Muito pelo contrário: sendo palavra considerada chave para o tema da matéria, pode (deve) repetir sim. Com isso, você otimiza seu texto, que vai ganhar mais visibilidade em mecanismos de buscas, como o Google.

COMO?
Num mesmo parágrafo, repetindo a palavra-chave período sim e período não. Já tá de bom tamanho.

Você jamais vai esgotar um assunto.

POR QUÊ?
A internet multiplicou à centésima potencia ou mais a prática conhecida como repercussão. Fez isso porque a tornou ágil. Portanto, em vez de achar que esgotou um assunto, pense antes se você o contextualizou.

COMO?
Deu a notícia? Parabéns. Mesmo que seja um furo, em poucos momentos a concorrência já terá feito o mesmo. Muitas vezes creditando você. Fique orgulhoso apenas por alguns segundos, respire fundo e vá adiante, pois você estará perdendo audiência. Vá em busca de opiniões, análises de cenário, estatísticas, exemplos de fatos semelhantes, etc. Contextualize!

Seu texto "precisa dar o que falar" e você pode fazer isso por ele.
Seu texto “precisa dar o que falar” e você pode fazer isso por ele.

Acabou, #sqn

POR QUÊ?
Hora de divulgar, de vender o conteúdo. Não espere os editores perceberem que uma nota subiu e que ela é forte e precisa ser chamada. Nem espere o mesmo do pessoal de mídias sociais.

COMO?
O interesse é seu. Brigue por um espaço na home do site – se for o caso – e não deixe de utilizar as mídias sociais para difundir o seu conteúdo. Venda, venda e venda! E acompanhe a repercussão, os comentários. Tire suas conclusões. Aprenda, aprenda e aprenda!

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