O ponto de partida para usar bem o Facebook

Por Mauricio Louro – Não que o Facebook queira ser a internet: o Facebook é a internet. Já vai longe o tempo em que a principal fonte de tráfego para os sites era a home. Também não é de hoje que a rede de Zuckerberg passou a ser imprescindível para qualquer estratégia de comunicação, seja pessoa física ou empresa.

Por isso é preciso saber com clareza o que se quer extrair do Facebook, qual o seu objetivo, o que você e sua empresa pretendem fazer ali. Seja qual for sua especialização ou negócio, é recomendável conhecimento profundo das possibilidades que o Facebook oferece.

São tantas possibilidades que não cabe num post apenas. Para começar, experimente as ferramentas de métricas que o Facebook oferece para testar suas estratégias. Por exemplo, se o seu objetivo é gerar tráfego para um site, é possível mensurar o dia a dia com detalhes.

Essa página é o caminho inicial para os segredos de sua performance no Facebook.
Esta página é o caminho inicial para os segredos de sua performance no Facebook.

As ferramentas estão disponíveis em “informações”, no menu. Ao abrir a página, no canto direito, no topo, a opção “exportar” gera relatórios completíssimos via Excel.

Mas saiba que a política do Facebook é manter o usuário na rede social. Os algoritmos reduzem o alcance dos posts com links. Numa linguagem bem direta, pode-se dizer que, seja qual for seu uso do Facebook, você terá que agir pensando em duas frentes. São elas, nessa ordem, ampliar a base e gerar tráfego.

A gente se fala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *